Uma garrafa de plástico de 500 ml foi encontrada dentro de um peixe da espécie Xaréu em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do Rio. O animal foi pescado nesta quarta-feira (10) e o objeto foi encontrado quando o pescador fazia a limpeza do animal.
De acordo com a bióloga e doutora em Ecologia pela Universidade Federal de São Carlos, em São Paulo, Adriana Saad, o Xaréu está ameaçado de extinção.
"Caso ele não tivesse sido pescado, acabaria morrendo por conta do impacto causado pela ingestão da garrafa. É mais um caso triste de poluição", disse Adriana.
Segundo o pescador Leonardo Motta, que capturou o peixe, a pesca do Xaréu era muito comum em Arraial do Cabo, mas atualmente é difícil encontrar um animal dessa espécie. Tanto o pescador quanto a bióloga afirmaram que nunca tinham visto uma situação igual a essa.
O Xaréu pode ser encontrado em todo o Brasil e é conhecido também por Aracaroba, Cabeçudo, Guaracema, Guiará e Xalerete. Um adulto da espécie pode chegar a 1,5 metro de comprimento e atingir cerca de 25 quilos.
Fonte: G1
Foto: Leonardo Motta